quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Os Piratas

Este Carnaval vou disfarçada de pirata e dou-vos uma história:

Em 1636, para proteger a região de invasores e corsários, fundou-se a Vila de São Sebastião, na frente da ilha de mesmo nome, nas imediações da Armação das Baleias. Em 1637 surgiu a Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz de Ubatuba, onde existia a aldeia de Iperoig. A ilha de São Sebastião era território livre para piratas ingleses e holandeses, e também para corsários franceses.
Este passado deixou a certeza a muitos aventureiros modernos de que existem tesouros escondidos em llhabela, principalmente na baía de Castelhanos - região voltada para o mar aberto, onde existem dois excelentes abrigos naturais, formados pelos sacos do Sombrio e do Eustáquio.

O pirata mais famoso a aportar na baía de Castelhanos foi o inglês , ou Candish (1560-1592). No dia 21 de Julho de 1586 ele saiu de Plymouth com 123 homens, em três navios. Só um retornou, o Desire, de 140 toneladas.
Das ilhas do Cabo Verde, Cavendish seguiu para Cabo Frio, no Brasil, e desceu a América do Sul até à Patagónia. Depois de dois anos e 50 dias de saques e pilhagens, voltou ao seu país. Animado com o triunfo, zarpou novamente, com cinco navios, em 1591.
Cavendish, nesta segunda expedição, teria utilizado a ilha de São Sebastião como base, durante quatro meses, aproveitando para pilhar Santos no Natal e tocar fogo na vila de São Vicente. Um motim, por brigas na divisão das riquezas roubadas, teria levado a tripulação a enforcar o capitão no mastro do galeão Leicester, ao largo da baía de Castelhanos.